Flórida fecha centro de detenção “Alligator Alcatraz” após quase um ano de operação

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou nesta quinta-feira (25) o encerramento do centro de detenção para imigrantes conhecido como “Alligator Alcatraz”, instalado na região dos Everglades. Segundo o republicano, a estrutura, inaugurada em julho de 2025, foi criada como uma solução temporária para atender à demanda por vagas de detenção até que o governo federal ampliasse sua capacidade. DeSantis afirmou que a missão da instalação foi cumprida e que cerca de 21 mil pessoas passaram pelo local antes de serem deportadas ou transferidas para outras unidades.

O fechamento da unidade ocorre após todos os detidos serem removidos para centros de detenção na Flórida e em outros estados, como Califórnia, Texas, Louisiana e Arizona. No início do mês, autoridades já haviam suspendido temporariamente as operações, alegando que a temporada de furacões tornava insegura a permanência dos imigrantes na instalação montada em tendas nos Everglades. Apesar do encerramento da unidade, representantes do governo federal afirmaram que a cooperação entre a Flórida e Washington nas ações de fiscalização migratória continuará, com o estado mantendo papel ativo nas operações de imigração.

Durante o anúncio, DeSantis afirmou que a pista de pouso localizada na área dos Everglades continuará em operação mesmo após o fechamento do centro de detenção. O responsável pelas políticas de fronteira da Casa Branca, Tom Homan, também participou da coletiva e elogiou a atuação do governo da Flórida, afirmando que a parceria entre o estado e o governo federal seguirá nas ações de segurança e fiscalização migratória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *