Estreito de Ormuz volta a operar e EUA negociam acordo definitivo com o Irã

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O presidente Donald Trump afirmou nesta segunda-feira (22) que o Estreito de Ormuz está “totalmente aberto” e declarou que as negociações entre Washington e Teerã estão avançando. A declaração ocorreu um dia após uma nova rodada de conversas entre representantes dos dois países em busca de um acordo de paz definitivo. Segundo mediadores do Catar e do Paquistão, os encontros mais recentes tiveram um clima positivo e resultaram na criação de um grupo de trabalho voltado para questões nucleares iranianas e para a redução das tensões no Líbano.

Durante uma coletiva de imprensa, Trump destacou a importância estratégica da reabertura da passagem marítima, considerada uma das principais rotas globais para o transporte de petróleo. O presidente norte-americano também reforçou a posição dos Estados Unidos de impedir que o Irã desenvolva armas nucleares. Até o momento, o governo iraniano não comentou oficialmente as declarações de Trump. No entanto, o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Ghalibaf, informou que Teerã concordou em estabelecer um canal de comunicação com os EUA para tratar da navegação no estreito e evitar incidentes na região.

O Estreito de Ormuz, responsável pela circulação de cerca de 20% do petróleo consumido no mundo, havia sido reaberto na semana passada após a assinatura de um acordo preliminar entre EUA e Irã. Dias depois, novos ataques de Israel no Líbano levaram o governo iraniano a restringir novamente a passagem, condicionando sua reabertura ao fim dos combates. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira, a questão foi abordada nas negociações recentes e o tráfego comercial voltou a ser registrado na área. Ghalibaf também afirmou que foram concluídos os preparativos para a liberação de US$ 12 bilhões em ativos iranianos que permaneciam congelados no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *