ChatGPT poderá exibir anúncios em breve nos EUA, afirma OpenAI

Por Márcio Jandrey, Portal América.

A OpenAI anunciou um novo passo na estratégia de tornar a inteligência artificial mais acessível, ao expandir o plano de assinatura ChatGPT Go para os Estados Unidos e para todos os países onde o serviço já está disponível. Por US$ 8 por mês, o Go oferece mais mensagens, criação de imagens, envio de arquivos e uso de memória, enquanto o plano Free segue como porta de entrada gratuita. A empresa afirma que o objetivo é evitar que a IA de alto nível fique restrita a poucos, reduzindo desigualdades e ampliando oportunidades de aprendizado e produtividade.

Como parte desse movimento, a OpenAI confirmou que pretende iniciar, nas próximas semanas, testes de anúncios nos EUA nos planos Free e Go. A proposta é usar a publicidade como forma de sustentar o acesso gratuito e aliviar limitações do plano de menor custo, sem impactar as assinaturas Plus, Pro, Business e Enterprise, que continuarão livres de anúncios. Segundo a empresa, esses testes serão restritos a adultos logados e os anúncios aparecerão de forma clara e separada das respostas, apenas quando houver relevância direta com o conteúdo da conversa.

Para minimizar preocupações, a OpenAI destacou princípios que vão orientar essa fase: anúncios não influenciarão as respostas do ChatGPT, dados e conversas não serão vendidos a anunciantes e o usuário terá controle sobre personalização e visualização de anúncios. A empresa reforça que não exibirá publicidade em temas sensíveis, como saúde ou política, nem para menores de 18 anos. A aposta é que, com feedback dos usuários, os anúncios possam evoluir para formatos mais úteis e interativos, ajudando a financiar o acesso amplo à IA sem comprometer a confiança que sustenta o produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *