O Departamento da Força Aérea dos Estados Unidos autorizou oficialmente a SpaceX a avançar com os planos de construção da plataforma de lançamento do Starship e Super Heavy no Complexo de Lançamento Espacial 37, em Cabo Canaveral. A decisão, publicada após quase dois anos de análises ambientais, estabelece que o local poderá atender prioritariamente a missões de segurança nacional, embora também esteja liberado para operações civis. Paralelamente, a Space Force determina que o Space Launch Delta 45 ainda precisará definir requisitos específicos para as operações do Starship na Costa Leste antes que qualquer lançamento seja autorizado.
A SpaceX confirmou a aprovação poucas horas após a publicação do documento e afirmou que as obras já estão em andamento. A Força Espacial já havia permitido que a empresa removesse a antiga infraestrutura do foguete Delta IV Heavy, agora aposentado, abrindo espaço para a instalação de dois novos conjuntos de torres de lançamento dedicados ao Starship no SLC-37. A empresa também segue com um plano paralelo para construir outra torre no Complexo 39A do Kennedy Space Center, atualmente sob um processo ambiental conduzido pela FAA. A expectativa da SpaceX é que a operação combinada desses três espaços transforme a Flórida no principal hub de lançamentos e pousos reutilizáveis em escala quase “aeroportuária”.
O estudo ambiental aprovado prevê a possibilidade de até 76 lançamentos e 152 pousos por ano a partir do SLC-37, após uma análise adicional do impacto no espaço aéreo pela FAA. Esse ponto tem sido um dos maiores desafios do programa, já que, somados aos pedidos da SpaceX para o Kennedy Space Center, o cenário máximo de operações poderia gerar até 12 mil atrasos anuais em voos comerciais na Flórida, além de preocupações com os impactos de fortes estrondos sônicos. O Starship, com mais de 120 metros de altura e impulsionado por cerca de 17 milhões de libras de empuxo, tem pouso planejado por meio das “chopsticks”, braços robóticos que capturam o foguete ao retornar. Caso todos os trâmites avancem dentro do prazo, os primeiros lançamentos do Starship a partir da Flórida podem ocorrer já no verão de 2026.