Estados Unidos suspendem isenção de impostos para compras de até US$ 800

Por Márcio Jandrey, Portal América.

Os Estados Unidos anunciaram o fim da isenção fiscal para pacotes de baixo valor, que permitia a entrada de produtos importados de até US$ 800 sem cobrança de impostos. A medida, conhecida como fim da “taxa das blusinhas americana”, já está em vigor e afeta diretamente consumidores, varejistas e plataformas de comércio eletrônico em todo o mundo.

Com a suspensão do “minimis”, todas as encomendas internacionais passam a ser inspecionadas e tributadas conforme as regras alfandegárias do país. O impacto foi imediato: serviços postais e empresas de logística de países como Alemanha, França, Reino Unido, Áustria, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e os nórdicos suspenderam ou limitaram o envio de pacotes para os EUA devido às incertezas nos novos procedimentos.

Especialistas avaliam que a mudança deve resultar em custos adicionais, atrasos e maior burocracia. Grandes varejistas internacionais podem absorver parte das despesas para manter a competitividade, mas pequenas e médias empresas, que dependem das exportações de baixo valor, devem sentir com mais intensidade os efeitos da nova política, o que pode elevar preços para os consumidores norte-americanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *