Zohran Mamdani toma posse e inicia mandato como prefeito de Nova York

Por Márcio Jandrey, Portal América.

Zohran Mamdani tomou posse na madrugada desta quinta-feira (1º) como prefeito de Nova York, iniciando um mandato de quatro anos. O democrata de 34 anos prestou juramento pouco depois da meia-noite em uma cerimônia reservada realizada na antiga estação City Hall do metrô, conduzida pela procuradora-geral do estado, Letitia James. Mamdani utilizou um exemplar do Alcorão no juramento, tornando-se o primeiro prefeito muçulmano da cidade.

Ao assumir o cargo, Mamdani passa a acumular uma série de marcos históricos. Ele é o primeiro prefeito de Nova York de ascendência sul-asiática, o primeiro nascido na África e o mais jovem a ocupar o posto em gerações. Em breve discurso, afirmou que assumir a prefeitura representa “a maior honra e o maior privilégio” de sua vida. Nascido em Kampala, em Uganda, Mamdani mudou-se para Nova York ainda criança e tornou-se cidadão americano em 2018.

Ex-deputado da Assembleia Estadual representando parte do Queens, Mamdani assume a prefeitura em um momento de recuperação econômica da cidade após a pandemia de Covid-19, com queda nos índices de crimes violentos, retomada do turismo e melhora no emprego. Ao mesmo tempo, enfrenta desafios relacionados ao alto custo de vida e à pressão sobre o mercado imobiliário. Socialista declarado, ele inicia o mandato em meio ao governo Trump, que durante a campanha chegou a ameaçar restringir recursos federais à cidade e mencionou a possibilidade de ações federais mais duras caso Mamdani fosse eleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *