Trump Jr. diz que presidente pode abandonar busca por acordo de paz na Ucrânia

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O filho mais velho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Jr., afirmou durante o Fórum de Doha, no Catar, que seu pai pode desistir dos esforços para alcançar um acordo de paz na guerra da Ucrânia. Segundo ele, as negociações para encerrar o conflito estariam avançando de forma mais lenta do que o governo Trump considera aceitável, enquanto o tema já demonstraria sinais de exaustão entre os americanos. Trump Jr. argumentou que o público dos EUA não teria disposição para sustentar guerras prolongadas nem manter o financiamento contínuo à defesa ucraniana, afirmando ainda que o tráfico de drogas representaria uma ameaça mais relevante ao país do que os acontecimentos no Leste Europeu.

As declarações surgem em um momento em que a Casa Branca tenta negociar um cessar-fogo com a Rússia, após os EUA apresentarem inicialmente um plano de paz alinhado aos interesses do presidente russo Vladimir Putin. Washington vem pressionando a Ucrânia a ceder parte de seu território a Moscou como parte de um possível acordo. Durante o evento, Trump Jr. também reforçou críticas ao governo ucraniano, classificando o país como mais corrupto do que a Rússia e sugerindo que as ambições políticas do presidente Volodymyr Zelensky estariam contribuindo para a continuidade da guerra. Ele mencionou ainda o impacto de um escândalo de corrupção envolvendo Andriy Yermak, ex-chefe de gabinete de Zelensky, que teria aumentado a pressão interna sobre o líder ucraniano.

No mesmo discurso, Trump Jr. acrescentou que Zelensky prolongaria o conflito porque não teria chances de vencer uma eleição caso a guerra chegasse ao fim, descrevendo o presidente ucraniano como um “dos grandes marqueteiros de todos os tempos” e uma figura quase reverenciada por parte da esquerda. Ele também criticou as sanções europeias ao petróleo russo, alegando que elas não estariam surtindo o efeito desejado e apenas elevando o preço da commodity. Convidado ao Fórum de Doha para comentar a agenda de investimentos dos EUA em tecnologia de defesa e inteligência artificial, Trump Jr. destacou ainda elogios a Elon Musk, a quem chamou de “gênio” e símbolo da liberdade de expressão, da ciência e da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *