Um terremoto de magnitude 3.0 atingiu a região metropolitana de Nova York na noite de sábado, com epicentro em Hasbrouck Heights, Nova Jersey, a cerca de 10 km de profundidade. O tremor ocorreu às 22h18 (horário local) e foi sentido em diversos bairros de Nova York, incluindo Upper Manhattan, Riverdale no Bronx, Staten Island e áreas suburbanas de Nova Jersey e Connecticut.
Autoridades da emergência da cidade de Nova York informaram que não há relatos de feridos ou danos estruturais até o momento. A USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) ressaltou que terremotos de magnitude 3 são comuns em áreas internas, com pouco potencial de destruição, mas ainda podem ser amplamente sentidos devido à transmissão eficiente das ondas sísmicas na região do Nordeste dos EUA. A cidade aconselha que moradores sintam tremores devem verificar possíveis riscos domésticos como itens deslocados, detritos ou rachaduras e se preparar para eventuais réplicas nas próximas horas ou dias.
Este abalo ocorre cerca de um ano e meio após um terremoto mais forte de magnitude 4.8, registrado em abril de 2024 perto de Whitehouse Station, Nova Jersey, que chegou a ser sentido com intensidade em toda a cidade de Nova York, embora também sem causar danos significativos. Embora eventos como esse sejam raros na região, especialistas apontam que, mesmo tremores moderados podem afetar áreas bem amplas no leste dos EUA devido à geologia local e à presença de falhas antigas, como a Ramapo Fault.