Projeto de lei na Flórida pode proibir canudos de papel e afetar a Disney

Por Márcio Jandrey, Portal América.

Parlamentares da Flórida avaliam a aprovação de um projeto de lei que pode proibir o uso de canudos de papel em todo o estado, o que criaria um desafio para o Walt Disney World. Desde 2018, a Disney vem adotando políticas ambientais para eliminar plásticos de uso único e, como resultado, retirou mais de 200 milhões de canudos plásticos e misturadores de circulação. Em 2023, o complexo passou a não oferecer automaticamente nem canudos de papel nem tampas plásticas em restaurantes de serviço rápido, como parte da meta de alcançar desperdício zero em aterros até 2030.

A possível mudança ocorre após a apresentação do Projeto de Lei do Senado 958 e de uma proposta equivalente na Câmara estadual, que buscam limitar a capacidade de cidades e condados de regulamentar canudos e mexedores. Segundo reportagem da Fox 13 News, os textos citam estudos acadêmicos que indicam a presença de substâncias químicas PFAS em canudos de papel, associadas a riscos à saúde. Pesquisadores da University of Antwerp, na Bélgica, identificaram PFAS em 27 de 39 tipos de canudos analisados, com maior incidência justamente nos modelos de papel, usados para resistir à água.

Caso a legislação seja aprovada, ela entrará em vigor em 1º de janeiro de 2027 e exigirá que eventuais substitutos sejam renováveis, certificados como compostáveis e biodegradáveis em ambiente marinho. Nesse cenário, a Disney poderia recorrer a canudos biodegradáveis de cana-de-açúcar, já utilizados em alguns pontos do complexo, como as cafeterias Joffrey’s. Outros parques temáticos da Flórida também adotam canudos de papel, o que indica que a eventual proibição teria impacto em todo o setor de entretenimento do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *