Oscar 2026: “O Agente Secreto” faz história e leva quatro indicações para o Brasil

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O filme brasileiro “O Agente Secreto” recebeu quatro indicações ao Oscar 2026 e igualou o recorde de “Cidade de Deus” como a produção nacional com mais nomeações na história da premiação. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Seleção de Elenco. Os indicados foram anunciados nesta quinta-feira (22) pela Academia de Cinema de Hollywood, e a cerimônia está marcada para 15 de março, em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.

Além das indicações ao filme, o Brasil também está representado na categoria de Melhor Fotografia, com Adolpho Veloso, indicado pelo trabalho em “Sonhos de Trem”. Na disputa pelo Oscar de Melhor Ator, Wagner Moura concorre com Timothée Chalamet, por “Marty Supreme”, Leonardo DiCaprio, por “Uma batalha após a outra”, Ethan Hawke, por “Blue Moon”, e Michael B. Jordan, por “Pecadores”. “O Agente Secreto” concorre ao prêmio de Melhor Filme ao lado de produções como “Pecadores”, “F1”, “Marty Supreme” e “Frankenstein”.

Ambientado em 1977, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura, um professor que se muda para o Recife após deixar São Paulo em meio a ameaças, na tentativa de reencontrar o filho. Com a indicação de Moura, o Oscar 2026 registra, pela primeira vez, a presença de um ator brasileiro na disputa pelo prêmio de Melhor Ator. No Oscar de 2004, “Cidade de Deus” havia sido indicado em quatro categorias, mas não venceu nenhuma estatueta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *