NHC alerta: sistema no Caribe pode avançar em direção ao sudeste dos EUA

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) segue monitorando um distúrbio tropical no Caribe, classificado como Invest 94L, que tem grandes chances de se transformar na próxima depressão ou tempestade tropical da temporada. O sistema, atualmente sobre o Caribe central e o sudoeste do Atlântico, provoca chuvas intensas e trovoadas na República Dominicana e nas ilhas Turks e Caicos. De acordo com a previsão, uma área de baixa pressão deve se formar entre a noite desta quinta-feira e a manhã de sexta, próxima ao sudeste das Bahamas, com possibilidade de evolução para ciclone tropical nos próximos dias. O NHC atribui 70% de chance de desenvolvimento em 48 horas e 90% em até uma semana.

Enquanto isso, a atividade ciclônica no Atlântico se intensifica com a formação da Tempestade Tropical Humberto e a permanência do Furacão Gabrielle. Humberto, o oitavo sistema nomeado da temporada, foi localizado na manhã desta quinta-feira a cerca de 465 milhas a leste-nordeste das Ilhas de Barlavento, com ventos sustentados de 80 km/h. A expectativa é de que se fortaleça e atinja categoria de furacão ainda nesta sexta-feira, podendo se tornar um grande furacão no fim de semana. No momento, o fenômeno não representa ameaça direta a áreas habitadas.

Já o Furacão Gabrielle mantém ventos de 120 km/h e avança em direção ao arquipélago dos Açores, que está sob alerta de furacão. A previsão indica a passagem do centro do sistema pelas ilhas entre a noite desta quinta e a manhã de sexta, trazendo ventos intensos, maré de tempestade e acumulados de 75 a 125 milímetros de chuva. Gabrielle deve enfraquecer a partir do fim de semana ao se transformar em sistema extratropical, mas ainda gerará forte agitação marítima no Atlântico Norte, afetando inclusive a costa leste dos Estados Unidos, Bermuda e Canadá Atlântico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *