Morte de cisnes em Lake Eola levanta suspeita de novo surto de gripe aviária

Por Márcio Jandrey, Portal América.

Doze cisnes morreram no Lake Eola ao longo da última semana, levantando a suspeita de um novo surto de gripe aviária no principal parque de Orlando. A informação foi divulgada pela comissária municipal Patty Sheehan, que afirmou que as primeiras duas aves mortas foram encontradas em 23 de dezembro e que o número chegou a 12 até o último domingo. Antes das mortes recentes, a população de cisnes no parque era estimada entre 50 e 60 animais.

Segundo Sheehan, devido ao período de feriados, os veterinários especializados da cidade não estavam disponíveis para realizar exames imediatos. As aves mortas estão sendo mantidas em uma área segura para que necropsias sejam feitas assim que possível. A comissária afirmou que, embora ainda não haja confirmação, há a possibilidade de que as mortes estejam relacionadas a um novo episódio de gripe aviária, semelhante ao registrado no parque em fevereiro de 2024.

Naquele surto, quatro cisnes e dezenas de outras aves morreram em decorrência do vírus. À época, a prefeitura instalou placas de alerta orientando visitantes a evitarem contato direto com os animais e recomendando a limpeza dos calçados após deixar o parque. De acordo com autoridades municipais, o vírus deixou de circular cerca de um mês depois, e até o momento não há indícios de que as mortes recentes tenham causa criminosa ou suspeita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *