Gino, um gorila-das-terras-baixas-ocidentais e um dos moradores mais antigos do parque Animal Kingdom, morreu aos 44 anos, anunciou o Walt Disney World nesta quarta-feira. Presente no local desde a inauguração em 1998, ele era conhecido por seu espírito brincalhão, humor leve e papel de liderança no grupo de gorilas. Com cerca de 180 quilos, tornou-se uma figura marcante na atração Gorilla Falls Exploration Trail, onde chamava a atenção dos visitantes ao bater dramaticamente no peito, um comportamento natural da espécie.
Ao longo de quase três décadas, Gino teve 14 descendentes, alguns deles ainda vivendo no parque. Ele também participou de um programa desenvolvido pela Disney que treinava animais a colaborarem nos próprios cuidados de saúde, permitindo, por exemplo, exames como ultrassonografias e medições de pressão arterial sem a necessidade de sedação. Essa iniciativa ajudou a aproximar o público das práticas de conservação e bem-estar animal.
Gino também fez parte da série “The Magic of Disney’s Animal Kingdom”, do Disney+, e foi lembrado por sua capacidade de criar conexões pessoais com milhões de visitantes ao longo dos anos. Para a equipe do parque, sua presença inspirou não apenas o público, mas também novas gerações de veterinários, conservacionistas e tratadores de animais. “Ele ajudou a instigar um carinho duradouro pelos gorilas”, destacou Scott Terrell, diretor de operações de ciência e animais da Disney.