Homem é preso após queimar bandeira em protesto contra ordem de Trump

Por Márcio Jandrey, Portal América.

Um veterano do Exército dos EUA com 20 anos de serviço e condecorado com a Bronze Star foi detido após queimar uma bandeira americana em Lafayette Park, em frente à Casa Branca. A ação foi uma forma de protesto contra a nova ordem executiva assinada por Donald Trump, que delega ao Departamento de Justiça a tarefa de priorizar a perseguição legal contra o desrespeito da bandeira nacional, mesmo em face de precedentes da Suprema Corte que consideram o ato como expressão simbólica protegida pela Primeira Emenda.

O veterano afirmou que sua ação foi um exercício legítimo de protesto político, declarando: “Foi meu direito como cidadão… sob a Primeira Emenda, protestar da forma que eu achar correto, sem machucar ninguém.” No entanto, ele foi detido não por queimar a bandeira, mas por violar leis federais que proíbem acender fogo em áreas de parques nacionais, como Lafayette Park. Após cerca de quatro horas preso, foi liberado e aguarda intimação judicial.

O acontecimento trouxe novamente à tona a discussão sobre como equilibrar a liberdade de expressão e a preservação de símbolos nacionais. Para aliados do governo, a medida assinada por Trump fortalece o patriotismo, promove maior respeito aos valores dos Estados Unidos e garante que protestos não ultrapassem limites que possam colocar em risco a ordem pública ou a segurança em espaços federais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *