Governo anuncia avanço nas negociações para venda do TikTok

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O presidente Donald Trump afirmou que um grupo de investidores bilionários está se preparando para adquirir o TikTok, atualmente controlado pela empresa chinesa ByteDance. A declaração foi feita durante um evento em Doral, na Flórida. Trump afirmou que os nomes dos envolvidos na negociação serão divulgados nas próximas semanas, e que o processo incluirá a aprovação tanto do governo dos Estados Unidos quanto da China. Entre os possíveis compradores estão nomes como Oracle, a empresa de IA Perplexity, o bilionário Frank McCourt e fundos como Blackstone.

A venda do TikTok está sendo impulsionada pela lei “Protecting Americans from Foreign Adversary Controlled Applications Act”, assinada por Trump em 2025, que determina que aplicativos controlados por países adversários, como a China, devem ser vendidos ou banidos do mercado americano. Inicialmente, o prazo para a desativação do TikTok nos EUA era 19 de janeiro, mas foi estendido para 17 de setembro, com possibilidade de prorrogação até março de 2026. Enquanto isso, a plataforma trabalha em uma versão alternativa totalmente americana que poderá ser lançada já em setembro.

Para que a transação avance, o governo chinês também precisará aprovar a venda. Trump afirmou que conversas com representantes da China devem acontecer nos próximos dias. A legislação americana exige que qualquer aplicativo considerado sob influência de adversários estrangeiros seja transferido a controle nacional, o que pode incluir transferência de dados, servidores e infraestrutura tecnológica. Especialistas apontam que mesmo com a venda, a operação depende da concordância de Pequim, já que o algoritmo central do TikTok é considerado uma tecnologia sensível sob a lei chinesa de exportações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *