EUA e Otan avançam em acordo estratégico sobre Groenlândia, diz Trump

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O presidente Donald Trump afirmou nesta quarta-feira (21) que o governo norte-americano e a Otan estabeleceram a estrutura de um futuro acordo envolvendo a Groenlândia e a região do Ártico. A declaração foi feita após uma reunião com o secretário-geral da aliança militar, Mark Rutte. Segundo Trump, o entendimento atende aos interesses dos Estados Unidos e dos países-membros da Otan, embora os termos do acordo ainda não tenham sido detalhados.

De acordo com o presidente, as negociações tratam de questões estratégicas de segurança e presença no Ártico. Com o avanço das conversas, Trump disse que decidiu não impor tarifas de 10% a países europeus como França, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Noruega, Países Baixos e Finlândia, que estavam previstas para entrar em vigor em 1º de fevereiro. Ele também mencionou discussões adicionais sobre o chamado “Domo de Ouro”, um projeto militar voltado à interceptação de mísseis, sem fornecer mais informações.

Trump afirmou que o vice-presidente JD Vance, o secretário de Estado Marco Rubio e o enviado especial Steve Witkoff conduzirão as negociações e se reportarão diretamente a ele. Um porta-voz da Otan declarou que as discussões dentro da aliança terão como foco a segurança coletiva do Ártico, com atenção especial aos sete países membros que possuem território na região. Segundo a Otan, Dinamarca, Groenlândia e Estados Unidos buscam impedir qualquer presença de Rússia e China na ilha, enquanto o governo dinamarquês reiterou que não há negociações em curso para a venda do território.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *