Estados Unidos pressionam aliados da Otan a endurecer medidas contra Rússia

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O presidente Donald Trump propôs neste sábado que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) adotem um amplo pacote de “sanções severas” contra a Rússia. Em uma carta enviada aos aliados e publicada em sua rede Truth Social, ele condicionou a medida à suspensão imediata da compra de petróleo russo por parte das nações europeias. Para Trump, a dependência energética de alguns países do bloco enfraquece a posição de negociação da Otan diante de Moscou.

Além da pressão contra a Rússia, o presidente americano sugeriu tarifas elevadas sobre produtos chineses como forma de acelerar o fim da guerra na Ucrânia. Segundo ele, taxas de até 100% poderiam enfraquecer o domínio da China sobre a Rússia e, consequentemente, reduzir o fôlego de Vladimir Putin no conflito. Trump também voltou a responsabilizar Joe Biden e Volodymyr Zelensky pela continuidade da guerra, afirmando que o confronto “jamais teria começado” sob sua liderança.

A proposta surge em um momento de desgaste nas relações entre Trump e Putin. Após uma reunião no Alasca, em agosto, que terminou sem acordo de cessar-fogo, o Kremlin recuou de uma possível negociação com Kiev e manteve ofensivas militares. Na sexta-feira, Trump já havia alertado que sua paciência com o presidente russo “está acabando, e está acabando rápido”, sinalizando uma mudança de tom em relação ao líder com quem já manteve proximidade política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *