Encontro histórico: Trump receberá Putin em território americano para discutir paz na Ucrânia

Política

O presidente Donald Trump anunciou em sua rede social que se encontrará com o presidente russo, Vladimir Putin, no dia 15 de agosto, no Alasca, em uma reunião bilateral com foco em tentar negociar um cessar-fogo na guerra entre Rússia e Ucrânia. O encontro representa o primeiro face a face entre os líderes desde 2019 e o primeiro realizado em solo norte-americano desde a cúpula de Governors Island em 1988.

Trump sinalizou que eventuais negociações de paz podem envolver uma troca de território entre as partes, afirmando que “haverá alguma troca de territórios para o benefício de ambos”. Enquanto isso, líderes europeus e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pressionam para que qualquer acordo seja precedido por um cessar-fogo e que inclua garantias de segurança, com Zelensky afirmando que “não presenteará seu território aos ocupantes”.

A escolha do Alasca também possui simbolismo político e legal. O local está fora da jurisdição da Corte Penal Internacional (CPI), que emitiu um mandado de prisão contra Putin, e os Estados Unidos não reconhecem a autoridade do tribunal. Além disso, o Alasca é território que já foi russo antes de ser adquirido pelos EUA, o que torna a escolha geográfica “bastante lógica”, conforme observadores da diplomacia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *