Elon Musk processa Apple e OpenAI por suposta conspiração antitruste envolvendo ChatGPT

Por Márcio Jandrey, Portal América.

Elon Musk, por meio de suas empresas X Corp. e xAI, entrou com uma ação antitruste contra a Apple e a OpenAI em um tribunal federal no Texas. O processo acusa as duas empresas de conspirarem para dificultar a competição, ao privilegiar o chatbot ChatGPT da OpenAI através de integração direta ao sistema operacional da Apple e restringir a visibilidade do aplicativo Grok, desenvolvido pela xAI, na App Store, mesmo que ele esteja entre os cinco mais baixados, enquanto o aplicativo X, também de Musk, lidera como app de notícias.

Grok é o chatbot de inteligência artificial generativa criado pela xAI, empresa fundada por Elon Musk. Lançado inicialmente em novembro de 2023, o Grok evoluiu com versões como o Grok-4 em 2025, com acesso via apps para iOS e Android, integrando-se também à plataforma X e aos veículos da Tesla. O processo destaca que, apesar desse alcance, Grok tem sido “rebaixado” na App Store, enquanto o ChatGPT recebe tratamento preferencial.

Importante lembrar que o Grok também está disponível nos veículos da Tesla, sendo incorporado ao sistema dos carros (Model S, 3, X, Y e Cybertruck) desde julho. Essa integração reforça o alcance da tecnologia de Musk, mas, de acordo com o texto processual, isso não impede que Apple e OpenAI limitem sua competição junto a outros canais digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *