O Departamento de Eficiência Governamental da Flórida (DOGE) iniciou uma auditoria no Condado de Orange, com foco na análise de gastos públicos e práticas administrativas. O objetivo é identificar possíveis excessos fiscais e promover maior transparência na gestão pública local. A auditoria abrange áreas como contratos públicos, gestão de recursos humanos e uso de fundos públicos. Em carta enviada ao prefeito Jerry Demings, DOGE apontou um aumento de US$ 330 milhões por ano na arrecadação com impostos sobre propriedade nos últimos cinco anos e crescimento de 57% no orçamento total, o que motivou a ação de inspeção.
A auditoria pretende analisar detalhadamente áreas como contratos públicos, salários e bônus de funcionários, gestão de propriedades, taxas de utilidade pública, programas de transporte, moradia, serviços sociais e iniciativas ambientais, incluindo ações relacionadas à diversidade e inclusão (DEI) e projetos do tipo “Green New Deal”. As equipes também requisitaram acesso a sistemas de dados, prédios administrativos e servidores ligados a esses setores. O DOGE deixou claro que o condado pode ser multado em US$ 1.000 por dia se não cooperar com a inspeção.
O DOGE foi criado em janeiro de 2025 por meio de uma ordem executiva do presidente Donald Trump. A agência tem como missão modernizar a tecnologia da informação, maximizar a produtividade e reduzir excessos de regulamentações e gastos no governo federal. Embora tenha sido estabelecida no nível federal, a iniciativa inspirou a criação de versões estaduais, como a da Flórida, que busca aplicar os mesmos princípios de eficiência na administração pública local.