DeSantis anuncia incentivo federal para que pais financiem educação privada com crédito fiscal

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou nesta quarta-feira (28) que o estado passará a participar do Education Freedom Tax Credit, o primeiro programa federal que ajuda famílias a matricularem filhos em escolas privadas e a cobrir despesas educacionais fora do sistema público. A medida, aprovada no “One Big, Beautiful Bill” em julho de 2025, permitirá que contribuintes recebam crédito fiscal federal integral por doações em dinheiro para organizações de bolsas de estudo aprovadas pelo estado, ampliando as opções de escolha escolar para os pais. Casais que declararem impostos em conjunto poderão receber até US$ 3.400 em crédito anual, enquanto indivíduos podem solicitar até US$ 1.700.

O programa atenderá estudantes de famílias com renda de até 300% da renda média da região, que sejam elegíveis para matrícula em escolas públicas K-12. Os recursos das bolsas poderão ser utilizados em despesas educacionais qualificadas, como mensalidade, transporte, alimentação, tutoria e materiais escolares. Segundo DeSantis, o objetivo é fornecer mais recursos e opções para os pais, permitindo que o dinheiro seja direcionado diretamente para o desenvolvimento educacional das crianças, sem incentivar aumentos de mensalidades por parte das instituições privadas.

A expectativa é que quase 1,2 milhão de estudantes na Flórida se beneficiem das bolsas, segundo a comissária de Educação do estado, Stasi Kamoutsas. Escolas como a Grace Christian School, em Valrico, destacam que programas como esse são essenciais para remover barreiras financeiras, especialmente em tempos desafiadores, e permitem que famílias tenham acesso a instituições que oferecem ensino alinhado a valores religiosos ou específicos. As bolsas vinculadas ao crédito fiscal federal entrarão em vigor a partir de janeiro de 2027, garantindo mais tempo para escolas e famílias se prepararem para a implementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *