Chances de formação ciclônica sobem e sistema no Atlântico pode virar depressão nesta semana

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) aumentou nesta segunda-feira as chances de que uma onda tropical no Atlântico se transforme na próxima depressão ou tempestade da temporada. No boletim a agência informou que o sistema, localizado no Atlântico Central, está produzindo uma grande área de chuvas e trovoadas desorganizadas. Segundo os meteorologistas, a perturbação deve avançar para um ambiente mais favorável nos próximos dias, o que eleva a probabilidade de desenvolvimento.

De acordo com a projeção do NHC, o sistema deve seguir em direção ao noroeste, afastando-se do Caribe e avançando para o mar aberto. A chance de formação em 48 horas subiu de 20% para 40%, enquanto a previsão para os próximos sete dias passou de 70% para 80%. Caso o distúrbio se intensifique e receba um nome, será batizado como Tempestade Tropical Gabrielle.

A temporada de furacões no Atlântico, que vai de 1º de junho a 30 de novembro, já registrou seis tempestades nomeadas em 2025. Apenas uma delas, o furacão Erin, atingiu a categoria 5, mas permaneceu no oceano sem tocar terra. O último fenômeno foi a tempestade Fernand, que se dissipou no fim de agosto. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê entre 13 e 18 tempestades nomeadas neste ano, das quais até nove podem se tornar furacões, incluindo até cinco de grande intensidade (categoria 3 ou superior).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *