ByteDance acerta venda do controle do TikTok nos Estados Unidos

Por Márcio Jandrey, Portal América.

A ByteDance, empresa chinesa controladora do TikTok, assinou nesta quinta-feira (19) acordos vinculativos para transferir o controle das operações do aplicativo nos Estados Unidos a um grupo de investidores, incluindo a empresa americana Oracle. A medida representa um avanço decisivo para evitar a proibição do TikTok no país e põe fim a um longo período de incerteza sobre o futuro da plataforma no mercado americano, onde o aplicativo é usado regularmente por mais de 170 milhões de pessoas.

Segundo informações de um memorando interno da operação americana do TikTok, obtido pela Reuters, os valores financeiros do acordo não foram divulgados. Os termos seguem, em grande parte, o modelo que já havia sido apresentado em setembro, quando o presidente Donald Trump decidiu adiar até 20 de janeiro a aplicação de uma lei que determina a proibição do aplicativo caso seus ativos nos EUA não fossem vendidos por seus controladores chineses. Trump afirmou que o novo acordo atende às exigências de desinvestimento previstas na legislação aprovada em 2024, encerrando uma disputa política iniciada ainda em seu primeiro mandato, quando o governo tentou barrar o aplicativo por motivos de segurança nacional.

A operação prevê a criação de uma nova empresa nos Estados Unidos, chamada TikTok USDS Joint Venture LLC, avaliada anteriormente em cerca de US$ 14 bilhões, segundo declaração feita em setembro pelo vice-presidente JD Vance. De acordo com o acordo, investidores americanos e internacionais ficarão com 80,1% da nova companhia, enquanto a ByteDance manterá uma participação minoritária de 19,9%. Entre os principais investidores estão a Oracle, o fundo Silver Lake e a MGX, com sede em Abu Dhabi. Após o anúncio, as ações da Oracle subiram quase 6% nas negociações pré-mercado desta sexta-feira, refletindo a reação positiva do mercado à conclusão do acordo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *