Brasileiro tem visto cancelado por apoiar crime contra Charlie Kirk

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, afirmou que pediu a revogação do visto de um brasileiro que teria elogiado nas redes sociais o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk. Segundo ele, o Departamento Consular foi acionado para cancelar o documento, caso existente, e emitir um alerta para que o homem nunca consiga obtê-lo. “Estrangeiros que glorificam a violência e o ódio não são visitantes bem-vindos em nosso país”, declarou. O perfil citado por Landau e a publicação não estão mais disponíveis.

O crime que motivou a repercussão ocorreu na quarta-feira (10), quando Charlie Kirk, de 31 anos, foi morto a tiros durante um evento na Universidade Utah Valley. O suspeito, Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso dois dias depois, após se entregar à polícia com o apoio de familiares. Segundo autoridades, ele foi acusado de homicídio qualificado, obstrução da justiça e porte ilegal de armas. A investigação conduzida pelo FBI revelou que Robinson havia radicalizado seu discurso político nos últimos anos e teria confessado o crime a amigos antes de se entregar.

O assassinato de Kirk, aliado próximo do presidente Donald Trump e fundador da organização Turning Point USA, gerou comoção e foi condenado por líderes de diferentes espectros políticos. O presidente afirmou que pedirá a pena de morte para o acusado e anunciou que concederá a Kirk a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honraria civil dos Estados Unidos. O caso, que reacendeu o debate sobre a escalada da violência política no país, levou Trump a responsabilizar adversários ideológicos, ao mesmo tempo em que prometeu fortalecer medidas contra crimes de motivação política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *