Brasil e Estados Unidos iniciam consultas na OMC sobre tarifas impostas por Trump

Por Márcio Jandrey, Portal América.

Os Estados Unidos aceitaram oficialmente o pedido de consultas do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas de 50% impostas por Washington a produtos brasileiros. A medida marca o início de um processo formal de diálogo, com o objetivo de tentar um entendimento entre os países antes de avançar para etapas mais formais de resolução.

Apesar de concordar com as consultas, o governo norte-americano justificou as tarifas como questões de segurança nacional, afirmando que se tratam de decisões necessárias para proteger os interesses estratégicos dos EUA, e por isso, não estariam sujeitas à revisão da OMC. Esse posicionamento levanta incertezas sobre as chances de sucesso do Brasil no processo.

Agora, começa a fase de negociação direta, com prazo definido na OMC para tentar resolver a disputa de forma diplomática. Caso não haja acordo dentro desse período, o Brasil poderá solicitar a abertura de um painel de julgamento na entidade. Enquanto isso, a medida simboliza tanto a escalada nas tensões comerciais quanto o uso das instituições multilaterais como instrumento político.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *