Bill e Hillary Clinton concordam em depor em investigação sobre Jeffrey Epstein

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e sua esposa Hillary Clinton decidiram comparecer voluntariamente ao Comitê de Supervisão da Câmara dos Representantes para prestar depoimento no âmbito da investigação sobre Jeffrey Epstein. A confirmação foi feita por um porta-voz do ex-presidente, que afirmou que o casal vê a ida ao Congresso como uma forma de estabelecer um precedente de cooperação que deveria valer para todos os envolvidos. A decisão marca uma mudança de postura após meses de embate público com parlamentares republicanos responsáveis pela condução do inquérito.

Até recentemente, os Clinton vinham acusando o presidente do comitê, o deputado James Comer, de promover uma perseguição política e de instrumentalizar um mecanismo raro do Congresso com o objetivo de constrangê-los. Essa resistência levou republicanos a iniciarem processos por desacato ao Congresso, medida que pode resultar em sanções legais, incluindo multa e até prisão. A reviravolta ocorreu poucos dias antes de uma votação decisiva sobre o tema, quando os advogados do casal comunicaram oficialmente ao comitê que eles estavam dispostos a depor, solicitando, em contrapartida, o cancelamento da votação.

O depoimento dos Clinton acontece em meio à ampliação do debate político em torno do caso Epstein, especialmente após a divulgação de milhões de páginas de documentos pelo governo federal. O movimento também reposiciona o foco da investigação, que vinha sendo pressionado a aprofundar possíveis vínculos de Epstein com o atual governo americano. A ida dos Clinton ao Congresso adiciona um novo capítulo a um dos casos mais sensíveis e politicamente explosivos da história recente dos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *