Após encontro entre Trump e Lula, Senado recebe diplomatas dos EUA para tratar de tarifas

Por Márcio Jandrey, Portal América.

Diplomatas da embaixada dos Estados Unidos em Brasília e assessores dos senadores norte-americanos Jeanne Shaheen (democrata) e Pete Ricketts (republicano) se reuniram nesta quinta-feira com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad. O encontro ocorreu dois dias após a aproximação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, quando o líder norte-americano afirmou ter tido uma “química excelente” com Lula.

De acordo com Trad, a diplomacia brasileira já iniciou tratativas com Washington para viabilizar um encontro formal ou uma conversa telefônica entre os dois presidentes. No âmbito do Congresso, parlamentares dos dois países também buscam ampliar os canais de interlocução. “Os próprios senadores americanos já sinalizaram o interesse em vir ao Brasil e transmitiram recado de que estão prontos para aprovar nosso diálogo interparlamentar, inclusive com participação mais substantiva dos senadores republicanos”, afirmou o senador brasileiro.

A aproximação ocorre em meio às tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos, após a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelo governo Trump. A medida, considerada um “tarifaço” pelo setor produtivo, gerou forte reação em Brasília e levou parlamentares a buscar alternativas para reduzir os impactos sobre exportadores nacionais. As negociações entre autoridades brasileiras e americanas têm como objetivo encontrar soluções que preservem o fluxo comercial e minimizem as perdas para a economia brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *