O presidente Donald Trump confirmou nesta segunda-feira (29) que forças americanas realizaram um ataque contra uma instalação utilizada pelo narcotráfico na Venezuela. A operação ocorreu na semana passada e marcou o primeiro ataque confirmado dos Estados Unidos em território venezuelano. Questionado por jornalistas, Trump afirmou que houve uma grande explosão em uma área portuária usada para o carregamento de drogas, sem informar se novas ações estão previstas.
O presidente norte-americano não esclareceu se a operação foi conduzida pelas Forças Armadas ou pela CIA, limitando-se a dizer que o ataque ocorreu ao longo da costa venezuelana. Trump já havia mencionado a ação na sexta-feira (26), durante entrevista à rádio WABC, mas sem confirmar o local ou citar diretamente a Venezuela. No domingo (28), o The New York Times informou que integrantes do governo americano afirmaram que o alvo era uma instalação ligada ao narcotráfico no país sul-americano, informação confirmada oficialmente apenas nesta segunda-feira.
Até então, o governo dos EUA vinha divulgando apenas operações em mar aberto contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas e apreensões de petroleiros associados ao regime de Nicolás Maduro. O ataque ocorre no contexto da intensificação da pressão americana sobre Caracas, que inclui o deslocamento de meios militares para o Caribe e o aumento de sanções contra o governo venezuelano.