EUA aprova novo comprimido para tratar a obesidade

Por Márcio Jandrey, Portal América.

A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk anunciou nesta segunda-feira (22) que a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos autorizou a versão em comprimido do medicamento antiobesidade Wegovy para perda de peso. Até então disponível apenas na forma injetável, o fármaco passa a poder ser administrado em dose diária oral, o que, segundo a empresa, oferece eficácia semelhante à versão original. A autorização amplia as opções de tratamento para adultos com obesidade ou sobrepeso associado a pelo menos uma comorbidade, como doenças cardiovasculares.

O Wegovy faz parte de uma nova geração de medicamentos conhecidos como agonistas do receptor GLP-1, inicialmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes tipo 2 e que, nos últimos anos, ganharam destaque pelo efeito na redução do apetite e na perda de peso. Nesse grupo também estão medicamentos amplamente conhecidos como Ozempic e Mounjaro, que passaram a ser utilizados fora do contexto exclusivo do diabetes e se tornaram centrais no tratamento da obesidade. Especialistas consideram essa classe de fármacos uma das maiores inovações recentes no combate ao sobrepeso, condição que afeta cerca de 40% dos adultos nos Estados Unidos.

A aprovação da versão em comprimido do Wegovy também tem impacto no acesso ao tratamento. Em novembro, a Novo Nordisk firmou um acordo com o governo americano prevendo a oferta do medicamento oral por valores a partir de US$ 150 por mês, bem abaixo do custo das versões injetáveis, que podem ultrapassar US$ 1.000 mensais, como ocorre com Ozempic e Zepbound. A empresa informou que pretende iniciar a comercialização do comprimido em janeiro de 2026. No início de dezembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso de medicamentos da classe GLP-1, apontando-os como ferramentas importantes no enfrentamento da obesidade, que atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *