FIFA entrega a Trump novo “Prêmio da Paz” durante sorteio da Copa de 2026

Por Márcio Jandrey, Portal América.

A Fifa concedeu nesta sexta-feira (5) o recém-criado “Prêmio da Paz da Fifa — O Futebol Une o Mundo” ao presidente Donald Trump, destacando seus supostos esforços em prol da paz global. A homenagem, entregue durante a cerimônia de sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026, em Washington, foi feita pessoalmente pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, que colocou nas mãos de Trump um troféu e uma medalha. Embora a federação tivesse anunciado inicialmente que haveria concorrentes ao prêmio, voltado a indivíduos ou entidades com ações excepcionais pela paz, Infantino revelou diretamente Trump como o vencedor ao apresentar a premiação ao público.

Em seu discurso, Infantino afirmou que Trump merecia a honraria “por tudo o que fez pela paz e por tornar o mundo mais próspero”. O presidente norte-americano, ao subir ao palco para receber o reconhecimento, declarou que teria salvado “milhões e milhões de pessoas” ao encerrar conflitos ao redor do planeta, afirmando que diversas guerras recentes foram finalizadas graças às suas ações. O momento reforça a aproximação entre Trump e Infantino, que têm se encontrado com frequência nos últimos meses, inclusive em eventos que não estão diretamente ligados ao futebol.

A cerimônia ocorreu no contexto da preparação para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México, entre 11 de junho e 19 de julho, reunindo um número recorde de 104 partidas distribuídas por 16 cidades-sede. A Fifa justificou a criação de seu prêmio como uma forma de reconhecer ações extraordinárias pela paz. Mais cedo, ainda na sexta-feira, Infantino esteve presente em uma cerimônia na Casa Branca que marcou um tratado de paz entre Ruanda e a República Democrática do Congo, onde recebeu elogios de Trump por seu trabalho à frente da organização da Copa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *