O sorteio da Copa do Mundo de 2026 definiu, nesta sexta-feira (6), em Washington, a composição dos 12 grupos do torneio, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México. O Brasil caiu no Grupo C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia, três adversários com características distintas e histórico variado em Mundiais. A Seleção Brasileira fará sua estreia contra os marroquinos no dia 13 de junho, iniciando sua trajetória em uma chave considerada equilibrada e com critérios de classificação ampliados devido ao novo formato da competição.
Os jogos da Seleção na fase de grupos serão realizados em cidades do Leste dos Estados Unidos, com Atlanta, Boston, Miami, Nova York/Nova Jersey e Filadélfia entre as opções possíveis — a tabela completa será confirmada pela Fifa neste sábado. Após enfrentar Marrocos, o Brasil encara o Haiti no dia 19 e encerra sua participação na fase inicial contra a Escócia no dia 24. Especialistas ressaltam que a primeira partida deve ser decisiva para estabelecer o ritmo da equipe no torneio, que contará pela primeira vez com 48 seleções e 12 grupos, ampliando o nível de competitividade.
Além da definição do grupo brasileiro, o sorteio também confirmou a distribuição das demais seleções e possíveis caminhos na fase eliminatória. Caso avance em primeiro lugar, o Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo F, que reúne Holanda, Japão, Tunísia e uma seleção vinda da repescagem europeia. O Mundial terá 104 jogos no total, começando em 11 de junho com México x África do Sul, no Estádio Azteca, e terminando em 19 de julho de 2026, no Estádio MetLife, em Nova Jersey.