Estados Unidos vão classificar Cartel de los Soles como organização terrorista

Segurança

Os Estados Unidos anunciaram que pretendem classificar o Cartel de los Soles, supostamente liderado pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro e outras figuras de seu governo, como uma Organização Terrorista Estrangeira. A medida foi divulgada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, que voltou a se referir ao líder venezuelano como “ilegítimo” e afirmou que a iniciativa coloca o grupo no mesmo patamar de outras organizações já listadas como terroristas por Washington. Para o governo americano, altos funcionários do chavismo estariam envolvidos em uma estrutura criminosa responsável por enviar grandes carregamentos de drogas aos Estados Unidos.

O Departamento de Justiça dos EUA acusa Maduro e aliados próximos, como o ministro do Interior Diosdado Cabello, de integrarem a organização. Maduro, por sua vez, rejeita categoricamente todas as acusações e afirma que Washington estaria “fabricando uma guerra” para justificar uma escalada militar na região. A designação do Cartel de los Soles como organização terrorista, prevista para entrar em vigor em 24 de novembro, amplia os poderes legais das forças americanas para rastrear, perseguir e desmontar grupos enquadrados nessa categoria. Nos últimos anos, os EUA já incorporaram outras facções latino-americanas à lista, incluindo o Tren de Aragua, além de cartéis no México e no Equador.

A escalada ocorre no contexto de crescente tensão entre os dois países. Os Estados Unidos enviaram seu maior contingente militar para o Caribe em décadas e realizaram uma série de ataques contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas. O anúncio de Rubio também surge em meio a especulações sobre uma possível ofensiva terrestre contra a Venezuela, enquanto Washington aumenta a pressão sobre Maduro. Apesar disso, o governo americano ainda não revelou quais serão seus próximos passos, após Donald Trump afirmar que já tomou “mais ou menos” uma decisão sobre como proceder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *