Governo amplia sanções e aplica Lei Magnitsky contra esposa de Alexandre de Moraes

Por Márcio Jandrey, Portal América.

O governo americano anunciou a aplicação da Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes. A medida, divulgada pela Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA, bloqueia todos os eventuais bens de Viviane em território americano e impede que ela, assim como empresas ligadas a seu nome, realizem transações financeiras nos Estados Unidos. A decisão amplia o alcance das sanções impostas em julho ao próprio Alexandre de Moraes, acusado por Washington de promover uma “campanha opressiva de censura e perseguição política” no Brasil.

No comunicado oficial, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que Viviane Barci de Moraes atua como parte de uma rede de apoio financeiro ao marido, citando sua ligação com o Lex Instituto de Estudos Jurídicos, escritório de advocacia em São Paulo administrado por ela e dois de seus filhos. Segundo o Tesouro, a empresa funcionaria como uma “holding” que concentra parte do patrimônio familiar, incluindo imóveis. A sanção à esposa de Moraes é interpretada como mais uma retaliação de Trump após a condenação de Jair Bolsonaro pelo STF, quando o ex-presidente foi sentenciado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Funcionários do Itamaraty classificaram a aplicação da Lei Magnitsky como uma escalada nas tensões entre Brasília e Washington, destacando que os EUA exigem impunidade total para Bolsonaro. Além de Viviane, a imprensa americana revelou que vistos de outras autoridades brasileiras ligadas ao Judiciário também foram revogados, incluindo o advogado-geral da União, Jorge Messias. Para especialistas, a ofensiva de Trump contra Moraes e sua família reforça o alinhamento político do republicano com setores conservadores no Brasil e deve acentuar ainda mais o clima de confronto entre os dois países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *