Senadores apresentam projeto para derrubar tarifas de Trump contra o Brasil

Por Márcio Jandrey, Portal América.

Senadores dos Estados Unidos apresentaram um projeto de lei que busca derrubar as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros. A medida, que ainda não tem data para ser votada, foi protocolada por cinco parlamentares, sendo quatro da oposição e um aliado de Trump. Segundo eles, as tarifas podem encarecer alimentos e causar prejuízos à economia americana, além de representar um excesso de poder do Executivo. Em julho, Trump havia comunicado ao presidente Lula a decisão de aplicar tarifas de 50% sobre importações brasileiras, justificando em parte a medida pelo que chamou de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Entre os autores da proposta está o senador republicano Rand Paul, integrante da base de Trump, que criticou a decisão do presidente por considerá-la inconstitucional. Ele destacou que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional não concede autoridade ao presidente para impor tarifas unilaterais, uma vez que a política comercial é prerrogativa do Congresso. Já o líder democrata Chuck Schumer acusou Trump de usar uma “guerra comercial” como ferramenta política, prejudicando diretamente o bolso dos americanos. Para Schumer, é hora de republicanos e democratas se unirem contra as tarifas que, segundo ele, sacrificam o bem-estar da população em nome de interesses partidários.

Apesar da pressão política, a derrubada das tarifas enfrenta grandes obstáculos no Congresso. Para que a proposta avance, os democratas precisam conquistar ao menos quatro votos republicanos no Senado, onde o partido de Trump é majoritário. Além disso, mesmo que seja aprovada na Casa, a medida ainda precisaria passar pela Câmara, também controlada pelos aliados do presidente. O episódio lembra a tentativa feita em abril, quando os democratas conseguiram barrar tarifas sobre produtos canadenses no Senado, mas viram a proposta travar na Câmara. Agora, a expectativa da oposição é que o impacto econômico do tarifaço contra o Brasil pressione mais parlamentares republicanos a romperem com Trump.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *