Governo vai considerar posicionamentos antiamericanos em pedidos de visto

Por Márcio Jandrey, Portal América.

Os Estados Unidos passaram a incluir o critério do “antiamericanismo” na análise de pedidos de imigração, residência legal e cidadania. Conforme diretriz atualizada do U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS), os agentes de imigração poderão considerar como fator negativo se o solicitante “endossou, promoveu ou apoiou ideologias anti-americanas, terroristas ou antissemitas” ao avaliar sua elegibilidade a benefícios como visto de trabalho, green card ou outras formas de residência.

A decisão representa uma ampliação no processo de verificação de redes sociais, que já era exigido para identificar conteúdos antissemitas. Agora, posts suspeitos de promover desconfiança, críticas ou oposição aos valores, instituições ou ao governo dos EUA também poderão pesar negativamente. Segundo o porta-voz do USCIS, Matthew Tragesser, “os benefícios da imigração continuam sendo um privilégio, não um direito”.

O governo afirma que a medida busca proteger os Estados Unidos de indivíduos que possam representar riscos à segurança nacional e, ao mesmo tempo, valorizar imigrantes que demonstram alinhamento com os princípios democráticos do país. A expectativa é que a regra ajude a priorizar a entrada de pessoas comprometidas em contribuir positivamente para a sociedade americana, fortalecendo a integração e o sentimento de pertencimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *